CONFLITOS ENTRE SÓCIOS: ACORDO E MEDIAÇÃO
Você deseja que sua sociedade seja harmoniosa e que relações produtivas se reflitam em bons resultados. Uma forma de se proteger do risco de conflitos é a elaboração de um acordo de sócios.
Para elaborar um acordo de sócios é necessário fazer aflorar as expectativas e necessidades dos sócios. Num segundo momento alinhar as diferenças para que o desconhecimento delas não se transformem em conflitos futuros.
É bastante provável que você não tenha uma clara percepção do quanto o negócio do qual você tem um sócios representa como significado de vida para cada um dos sócios.
Esses significados podem ser diferentes e não precisam necessariamente estar alinhados, porém se não forem explicitadas as expectativas individuais elas se refletirão em potencial conflito na tomada de decisões.
Essas diferenças serão vistas de um ponto de vista objetivo, em cima de números, por exemplo, mas expressarão diferentes visões e significados do negócio para cada um.
Caso o conflito se instale pode ser necessária uma mediação restabelecendo os objetivos comuns, as esferas de atuação, o modelo de decisão para questões importantes e a sistemática de avaliação de resultados.